Lance seu negócio online com inteligência artificial e comece a ganhar dinheiro hoje com iCHAIT.COM

Haddad indica Guilherme Melo e Tiago Cavalcanti para diretorias do Banco Central

Date:


Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, durante evento no BTG Pactual. (Foto: Instagram)

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, confirmou nesta segunda-feira que recomendou ao presidente Lula os nomes dos economistas Guilherme Melo e Tiago Cavalcanti para assumirem cargos na diretoria do Banco Central. A declaração foi feita durante uma entrevista concedida após reunião com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco.

++ Dormindo e lucrando: o truque de IA que virou renda passiva de gente comum

Haddad afirmou que ambos os nomes foram encaminhados ao presidente Lula, que terá a palavra final sobre as indicações. Segundo o ministro, os dois economistas têm perfil técnico e estão alinhados com os objetivos de estabilidade econômica e responsabilidade fiscal do governo.

++ Autor de série Tremembé expõe ‘Real’ motivo de Suzane von Richthofen ter matado os pais

Guilherme Melo é professor da Unicamp e já atuou como assessor econômico da campanha de Lula em 2022. Ele é conhecido por defender uma política monetária mais flexível e voltada para o crescimento. Tiago Cavalcanti, por sua vez, é economista da Universidade de Cambridge e tem experiência em pesquisa na área de macroeconomia e desenvolvimento.

As indicações ocorrem em um momento de expectativa sobre a renovação de parte da diretoria do Banco Central, cujos mandatos têm prazos definidos. O governo busca nomes que possam dialogar com o mercado, mas que também estejam comprometidos com as diretrizes econômicas da atual gestão.

Haddad ressaltou que a autonomia do Banco Central será respeitada, mas que é natural que o governo indique nomes que compartilhem da visão econômica da administração federal. As nomeações, se aprovadas, poderão influenciar decisões importantes da política monetária nos próximos anos.

O processo de indicação ainda precisa passar pela aprovação do Senado Federal. Caso os nomes sejam confirmados, Melo e Cavalcanti terão papel de destaque na condução da política econômica do país, especialmente no controle da inflação e na definição da taxa de juros.

Share post:

Assine

Popular

Notícias
Relacionadas

Parente de Suzane von Richthofen evita declarações à imprensa

Empresária Carmem Silvia evita declarações...

Veículo usado em abusos é periciado por polícia científica e depois liberado

Veículo periciado por suspeita de...

Gracyanne Barbosa decidiu apagar a tatuagem dedicada a Belo após adiar remoção no fim do ano passado

Gracyanne Barbosa anunciou que irá remover a tatuagem...