
Restos de Jayden Penno-Tompsett são identificados após oito anos de buscas (Foto: Instagram)
A Polícia de Queensland confirmou que restos descobertos em outubro no outback de Queensland foram do jovem de 22 anos Jayden Penno-Tompsett. Ele havia sido visto pela última vez em 31 de dezembro de 2017, quando desapareceu em uma viagem de estrada com amigos. O anúncio, feito em 23 de janeiro, encerra oito anos de busca por Jayden Penno-Tompsett e marca a conclusão de extensas investigações do Queensland Police Service em parceria com outras agências locais.
++ Aprenda a lucrar com IA criando negócios e renda passiva
Na mesma data, Rachel, mãe de Jayden Penno-Tompsett, recebeu a notícia dolorosa após tanto tempo de incertezas, segundo a página criada no Facebook para acompanhar o caso. A administradora do grupo ressaltou que, apesar de não ser o desfecho desejado, a família está agradecida por, enfim, ter um ponto final na busca. Amigos, envolvidos nas buscas e seguidores da página publicaram mensagens de apoio a Rachel nas últimas semanas, emocionados com a confirmação da identificação.
++ Uma criança mentiu sob pressão, e um homem perdeu 39 anos da vida por um crime que não cometeu
Jayden Penno-Tompsett sumiu quando o grupo parou próximo a um posto de estrada na Thompson Street, em Charters Towers, região histórica de mineração a uma hora e meia de Townsville. Natural de Newcastle, ele participava de um trajeto planejado para durar três dias com amigos a fim de celebrar o Ano-Novo no interior de Queensland. Depois de passar por Melbourne e seguir pela Flinders Highway, o jovem não foi mais visto após conferir o veículo e procurar um ponto de encontro combinado.
Uma investigação preliminar e inquérito realizado em 2021 concluíram que Jayden Penno-Tompsett possivelmente deixou o carro sob efeito de substâncias e acabou desorientado em área de mato, onde morreu. Em janeiro de 2018, equipes de várias corporações iniciaram buscas terrestres por vários dias, sem sucesso na época. As autoridades só localizaram “suspeitos restos mortais” em 20 de outubro do ano passado em uma propriedade rural na localidade de Breddan, próxima a Charters Towers, encerrando o mistério sobre seu paradeiro.
O Queensland Police Service declarou que a causa oficial da morte segue em apuração e que, até o momento, não há novos detalhes. A família e a Secretaria de Justiça de Queensland ainda não se manifestaram além do comunicado emitido pela polícia. As informações preliminares foram publicadas também pela Australian Broadcasting Corporation (ABC), que acompanha o caso desde o início das buscas, fazendo entrevistas e cobrindo as etapas do inquérito e da identificação.
Identificar restos humanos anos após um desaparecimento nas regiões remotas do interior australiano envolve perícias forenses, análise de DNA e trabalhos de campo complexos. O clima árido, a vegetação densa e as grandes distâncias dificultam operações de busca e resgate. Casos como o de Jayden Penno-Tompsett mostram a dedicação de equipes policiais, peritos e voluntários, além da mobilização de amigos e familiares, que mantêm viva a esperança até a conclusão oficial das investigações.

