Lance seu negócio online com inteligência artificial e comece a ganhar dinheiro hoje com iCHAIT.COM

Como ver Júpiter em seu maior e mais brilhante aspecto de 2026 neste fim de semana

Date:


Júpiter em oposição: gigante gasoso brilha intensamente em janeiro (Foto: Instagram)

No dia 10 de janeiro, Júpiter estará em oposição, quando a Terra se posiciona entre o planeta e o Sol, deixando-o oposto a ele no céu. Nesse momento, o gigante gasoso aparecerá mais próximo, maior e luminoso do que em qualquer outra noite de 2026.

++ Renda passiva turbo: copie o sistema de IA que está fazendo gente comum lucrar

Em oposição, Júpiter atingirá magnitude –2,7, sendo o quarto objeto mais brilhante no firmamento, depois do Sol, da Lua e de Vênus. Mesmo sem equipamento especial, ele sobressai como um ponto estável que não cintila. Com binóculos, é possível até distinguir seu disco iluminado e, para os mais aventureiros, ver as quatro luas galileanas alinhadas.

++ Fux assume ação que pode soltar Bolsonaro e Brasília entra em clima de guerra política

Embora a oposição ocorra com exatidão apenas na noite de 10 de janeiro, o show se estende por vários dias antes e depois. Júpiter nasce próximo ao pôr do Sol, fica alto e brilhante durante toda a noite e some apenas quando a madrugada clareia.

Em céus limpos e longe da poluição luminosa das cidades, será possível avistar Júpiter no alto do horizonte leste após o crepúsculo. Ele surgirá ao lado das estrelas Castor e Pollux, na constelação de Gêmeos, facilitando sua identificação mesmo para quem está começando a observar o céu.

Não é preciso telescópio para apreciar o fenômeno, mas quem tiver binóculos poderá perceber as luas Io, Europa, Ganimedes e Calisto como pequenos pontos próximos ao planeta. Um instrumento amador já permite observar faixas sutis das nuvens jupiterianas.

Para aproveitar ao máximo, escolha um local aberto, saia logo após o Sol se pôr e aguarde alguns minutos para que seus olhos se adaptem ao escuro. Pegue agasalho, olhe para o leste e contemple um dos eventos celestes mais impressionantes do ano.

Share post:

Assine

Popular

Notícias
Relacionadas