Lance seu negócio online com inteligência artificial e comece a ganhar dinheiro hoje com iCHAIT.COM

Francesa de 77 anos e filho com Down são abandonados por parente no Aeroporto de Guarulhos

Date:

Uma idosa francesa de 77 anos e seu filho de 42 anos, que tem síndrome de Down, foram abandonados por um familiar no Aeroporto Internacional de Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo, na segunda-feira (18). O irmão mais novo do homem com Down embarcou sozinho para a França no mesmo dia, deixando mãe e irmão no terminal.

Sem recursos e com problemas de saúde — a idosa com trombose grave na perna e o filho em situação de extrema falta de higiene —, os dois passaram cinco dias no aeroporto. Eles foram socorridos apenas na sexta-feira (22), após questionamentos feitos pelo portal Metrópoles à Prefeitura de Guarulhos e à administração do aeroporto (GRU Airport), sendo encaminhados ao Hospital Geral de Guarulhos.

Segundo a idosa, antes de chegar ao Brasil, ela e o filho estavam na Bolívia, com o filho que os abandonou. A intenção dela era embarcar para Moscou, na Rússia, onde desejava “ir para morrer”. No entanto, a companhia aérea barrou o embarque, alegando que ela não tinha condições físicas e mentais de viajar sozinha com o filho. A Qatar Airways também se recusou a transportá-los, e o consulado francês recomendou que retornassem à Bolívia.

Durante dois dias, a companhia aérea pagou hospedagem em um hotel no aeroporto. Depois, sem apoio, mãe e filho dormiram em bancos do terminal 3, dependendo da solidariedade de passageiros e funcionários para se alimentar.

Um parecer médico do Consulado da França apontou que ambos não poderiam viajar desacompanhados e recomendou acolhimento por serviços sociais brasileiros, sem separá-los. O consulado tentou contato com o filho que os abandonou, mas ele alegou não ter tempo nem recursos para cuidar da mãe.

A Prefeitura de Guarulhos afirmou que acompanhou o caso desde o início e que está atuando junto ao consulado e à administração do aeroporto. A GRU Airport informou que acionou os órgãos públicos e deu suporte à dupla.

O caso levanta questionamentos sobre o acolhimento de estrangeiros em situação de vulnerabilidade e a atuação dos serviços sociais no maior aeroporto do Brasil.

Share post:

Assine

Popular

Notícias
Relacionadas

Alan Passos rebate comentário sobre aparência e faz alerta nas redes

Alan Passos, participante do BBB5, mostrou que, apesar...

Lore Improta revela momento da concepção do segundo filho

Lore Improta decidiu dividir detalhes da gravidez com...

Giovanna Ewbank rebate crítica à estética de cliques de Natal em família

Giovanna Ewbank e o marido, Bruno Gagliasso, viralizaram...

Página sem artigo disponível

Não há nenhum conteúdo textual na página apresentada...