O presidente Luiz Inácio Lula da Silva iniciou o ano eleitoral na liderança das intenções de voto, segundo as primeiras pesquisas divulgadas em janeiro. No entanto, os dados mostram que a vantagem em relação ao segundo colocado é a menor registrada desde 2010.
++ Nichole Boggs revela os sacrifícios para gerir uma casa com 11 filhos (Exclusivo PEOPLE)
Levantamento da Genial/Quaest, divulgado em 14 de janeiro, aponta Lula com 36% das intenções de voto no primeiro turno, contra 23% do senador Flávio Bolsonaro. A diferença, de 13 pontos percentuais, é inferior à observada em outros inícios de ciclos eleitorais nas últimas duas décadas.
Já a pesquisa do instituto Paraná Pesquisas, publicada em 29 de janeiro, indica um cenário ainda mais apertado. De acordo com o levantamento, o petista aparece com 39,8%, enquanto o parlamentar registra 33,1%, reduzindo a distância para 6,7 pontos percentuais.
Segundo análise divulgada pelo portal Metrópoles, essa é a menor vantagem de um presidente em busca da reeleição desde as primeiras sondagens de anos eleitorais anteriores, como 2010, 2014, 2018 e 2022. Em ciclos passados, os líderes costumavam abrir o ano com margens mais amplas sobre os concorrentes diretos.

