
Crocodilo-marinhos em Palm Creek, Queensland (Foto: Phil Copp/Getty) (Foto: Instagram)
Na manhã de terça-feira, 20 de janeiro, um homem de 26 anos foi atacado por um crocodilo enquanto nadava em Palm Creek, no norte de Queensland, Austrália. Segundo reportagem do 7NEWS e informações compartilhadas pela Australian Broadcasting Corporation (ABC), o ataque aconteceu antes das 9h (horário local), quando ele se encontrava na água. A foto que acompanha a cobertura foi creditada a Phil Copp/Getty.
++ Aprenda a lucrar com IA criando negócios e renda passiva
O Queensland Ambulance Service informou à ABC que a vítima sofreu múltiplas perfurações nas nádegas, pernas e em uma das mãos. Após o ataque, equipes de emergência transportaram o homem em estado estável até o Ingham Hospital, deslocando-o posteriormente para o Townsville University Hospital, a pouco mais de uma hora dali, para atendimento especializado.
++ Uma criança mentiu sob pressão, e um homem perdeu 39 anos da vida por um crime que não cometeu
Em comunicado à PEOPLE, um porta-voz do Department of the Environment, Tourism Science and Innovation (DETSI) declarou: “Estamos investigando relatos de um ataque de crocodilo em Ingham. Guardas ambientais realizarão uma avaliação no local.” O DETSI coordena ações de gestão de fauna selvagem na região.
Hinchinbrook Shire Council Mayor, Ramon Jayo, reforçou à ABC que Palm Creek faz parte da chamada “croc country”. O prefeito relembrou que poucos dias antes do incidente, moradores avistaram um réptil nas proximidades de casas em Lucinda, após o animal surgir em galerias de águas pluviais. Segundo Jayo, “este episódio é um alerta de que vivemos em área de crocodilos e devemos sempre manter atenção redobrada”.
Moradores da região relatam aumento nas aparições de crocodilos em trechos de riachos e manguezais de Palm Creek. Em Lucinda, ponto litorâneo de Hinchinbrook, testemunhas chegaram a registrar um animal de quase 1,80 metro transitando em canais de drenagem locais no domingo anterior. Não houve registro de outras vítimas no dia 20.
O governo de Queensland tem buscado intensificar a captura e realocação de crocodilos na parte norte do estado, numa tentativa de reduzir o contato entre humanos e esses répteis. A iniciativa faz parte de um programa estadual de monitoramento de populações de crocodilos-marinhos, visando prevenir acidentes em áreas turísticas e residenciais.
Crocodilos-marinhos são comuns em regiões de estuários, rios e manguezais do norte da Austrália. Exemplares podem atingir até 6 metros de comprimento, sendo conhecidos por sua força e agilidade na água. Atividades de fiscalização e alertas em pontos de risco, como Palm Creek, procuram lembrar banhistas e pescadores sobre medidas de segurança.
Especialistas recomendam nunca nadar em locais sem sinalização oficial, evitar áreas de vegetação densa nas margens e manter distância de braços de água onde já houver registros de répteis. Equipamentos de primeiros socorros devem estar disponíveis nos postos de atendimento de praias e rios, e sinais visuais devem indicar zonas de caça natural de crocodilos.

