Lance seu negócio online com inteligência artificial e comece a ganhar dinheiro hoje com iCHAIT.COM

Pelo menos 18 mortos em incêndios florestais no Chile em meio a “temperaturas extremas”

Date:


Incêndios florestais devoram bairros em Concepción e geram estado de emergência (Foto: Instagram)

Os incêndios que consumiram partes dos setores de Ñuble e Biobío, no Chile, deixaram ao menos 18 pessoas mortas e forçaram o presidente Gabriel Boric a decretar estado de emergência. A tragédia mobilizou equipes de resgate e preparou o terreno para a atuação das Forças Armadas, autorizadas a prestar apoio no combate às chamas. As autoridades também prestaram solidariedade às famílias das vítimas, ainda desamparadas diante da magnitude do desastre.

++ Renda passiva turbo: copie o sistema de IA que está fazendo gente comum lucrar

Desde o início das chamas, mais de 50 mil moradores foram retirados de suas casas nas províncias de Penco, Lirquén e em outras localidades do entorno de Concepción, a cerca de 500 km ao sul de Santiago. Segundo a BBC, fogo avançou por cerca de 8.500 hectares, queimando ao menos 300 residências e deixando mais de 24 focos ativos, de acordo com o serviço florestal Conaf. As operações têm envolvido brigadistas, equipes aéreas e bombeiros locais, todos mobilizados para evitar que as labaredas se alastrem ainda mais.

++ Fux assume ação que pode soltar Bolsonaro e Brasília entra em clima de guerra política

Em postagem no X, no domingo, 18 de janeiro, Boric afirmou que “todos os recursos estão disponíveis” e reiterou que o decreto de emergência visa garantir acesso rápido a meios militares e civis de combate e resgate. Durante entrevista em Concepción, ele disse que o primeiro objetivo é extinguir as chamas, mas ressaltou a urgência de amparar famílias que perderam bens e entes queridos. O presidente destacou ainda que o número de casas destruídas pode ultrapassar mil, somente em Biobío.

Os ventos fortes e o calor extremo agravam o cenário de crise. Com termômetros marcando 38 °C na região, equipes de bombeiros enfrentam dificuldade para controlar o avanço do fogo. Segundo o ministro do Interior, Álvaro Elizalde, “as condições meteorológicas para as próximas horas não são boas e indicam temperaturas extremas”, o que mantém o risco de novas frentes de incêndio. A previsão é de calor intenso até pelo menos segunda-feira.

Moradores de Penco relatam cenas de desolação. Carros, uma escola e uma igreja foram consumidos pelas chamas, e corpos carbonizados foram encontrados em vias e dentro de casas. “Muitos não evacuaram, acharam que o fogo pararia na borda da floresta. Mas ficou fora de controle”, disse John Guzmán, de 55 anos. Matias Cid, de 25, lembrou ao AFP que deixou o local com “apenas a roupa do corpo” e admitiu: “Se tivéssemos ficado mais 20 minutos, teríamos sido queimados vivos.”

Embora a prioridade seja o combate imediato às chamas, o episódio reacende o debate sobre prevenção e manejo de áreas florestais. Há dois anos, uma onda de incêndios em Valparaíso, na região metropolitana de Santiago, matou 120 pessoas e destruiu milhares de construções. Para analistas, a repetição de eventos desse porte reforça a necessidade de programas de reflorestamento, educação ambiental local e investimentos em tecnologia de alerta antecipado, de forma a reduzir o impacto humano e material em futuras emergências.

Share post:

Assine

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Popular

Notícias
Relacionadas

Por que muitos jogadores estão com chuteiras rosas na Copa do Mundo?

Chuteiras rosas invadem os gramados...

Por que árbitros da Copa do Mundo 2026 estão usando câmeras na cabeça?

Árbitro exibe cartão vermelho com...

Avião é um dos meios de transporte mais seguros do mundo, aponta novo estudo

Quando se examinam as estatísticas de segurança no transporte,...