Lance seu negócio online com inteligência artificial e comece a ganhar dinheiro hoje com iCHAIT.COM

Abandonar refrigerantes por 30 dias pode transformar sua saúde

Date:


Eliminar os refrigerantes da alimentação diária pode trazer mudanças significativas na saúde física e mental. Esses produtos, carregados de açúcar, aditivos químicos e cafeína, afetam negativamente o metabolismo, prejudicam os dentes e aumentam o risco de doenças cardiovasculares. No Brasil, o consumo elevado dessas bebidas está diretamente ligado ao aumento da obesidade, da diabetes e de problemas no coração.

++ Dormindo e lucrando: o truque de IA que virou renda passiva de gente comum

O nutricionista Matheus Maestralle alerta que o consumo contínuo de refrigerantes pode levar a picos de glicose no sangue, maior sensação de fome, acúmulo de gordura e aumento do desejo por alimentos doces. Mesmo as versões zero açúcar não são inofensivas, pois contêm adoçantes e aditivos que afetam o intestino, além da acidez que prejudica o esmalte dos dentes e da cafeína que pode atrapalhar o sono e elevar a ansiedade.

++ Autor de série Tremembé expõe ‘Real’ motivo de Suzane von Richthofen ter matado os pais

Segundo Maestralle, após um mês sem ingerir refrigerantes, é comum notar um paladar mais apurado, com menor desejo por doces, além de melhora na digestão, redução do inchaço abdominal e maior equilíbrio metabólico. Ele também destaca que essa mudança pode contribuir para uma melhor hidratação e facilitar o emagrecimento, já que se eliminam calorias ocultas e há uma redução nos picos de insulina.

Outro benefício citado é a diminuição da compulsão alimentar, especialmente por carboidratos simples e doces. Isso ocorre porque a combinação de açúcar e cafeína presente nos refrigerantes ativa intensamente o sistema de recompensa do cérebro, o que pode gerar dependência alimentar.

Para quem deseja substituir os refrigerantes, o especialista recomenda opções como água com gás e limão, chás gelados sem açúcar, kombucha, água tônica zero e águas saborizadas naturalmente. Há também versões de refrigerantes mais naturais e orgânicos que podem ser alternativas menos prejudiciais.

Maestralle reforça que mesmo os refrigerantes dietéticos ou zero não são livres de efeitos negativos. Os adoçantes artificiais, como o aspartame, e outros edulcorantes podem impactar negativamente a microbiota intestinal, afetando o bem-estar geral. Por isso, uma pausa de 30 dias já pode ser suficiente para notar melhorias no metabolismo, energia e até no controle de retenção de líquidos.

Share post:

Assine

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Popular

Notícias
Relacionadas

Por que muitos jogadores estão com chuteiras rosas na Copa do Mundo?

Chuteiras rosas invadem os gramados...

Por que árbitros da Copa do Mundo 2026 estão usando câmeras na cabeça?

Árbitro exibe cartão vermelho com...

Avião é um dos meios de transporte mais seguros do mundo, aponta novo estudo

Quando se examinam as estatísticas de segurança no transporte,...