Lance seu negócio online com inteligência artificial e comece a ganhar dinheiro hoje com iCHAIT.COM

Catador de recicláveis conclui pós-graduação aos 63 anos: “Muito orgulho”

Date:

O catador de materiais recicláveis e administrador Jeronimo Bispo dos Santos, de 63 anos, recebeu, na última terça-feira (07), o certificado de conclusão da pós-graduação em Gestão de Resíduos Sólidos Socialmente Integrada pela Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia (Ufba). A conquista representa mais um marco em uma trajetória construída com esforço e persistência.

Natural de Cruz das Almas, no Recôncavo Baiano, Jeronimo começou a trabalhar aos 9 anos de idade para ajudar a mãe e interrompeu os estudos aos 18, quando se mudou para Camaçari em busca de melhores oportunidades. Em 1986, retomou os estudos e se formou técnico em Instrumentação Industrial. Nos anos 1990, completou outro curso de segundo grau, em Administração de Empresas, e em 2012 concluiu a graduação em Administração pela Unifacs.

++ Reféns libertados pelo Hamas contam como foram os dias no cativeiro

A nova especialização se conecta diretamente ao trabalho que exerce há mais de duas décadas. Desde 1999, Jeronimo atua na Cooperativa de Materiais Recicláveis de Camaçari (Coopmarc), onde começou a trabalhar a convite de um amigo. “Eu saía do polo, vinha para a cooperativa, pegava o carro-plataforma com a grade e a gente ia catar papelão”, relembrou ao Correio.

O ofício, porém, foi alvo de críticas. “O pessoal me encontrava na rua e dizia assim: ‘você é um técnico catando papelão?’. E eu respondia: ‘não, eu não estou catando porque eu quero, é porque preciso. Estou dentro da cooperativa e quero ajudar’”, contou.

A vontade de contribuir com o desenvolvimento da Coopmarc o levou a buscar novos conhecimentos. Jeronimo participou de cursos livres, projetos de capacitação e, em 2008, iniciou a graduação ao mesmo tempo em que assumiu a presidência da cooperativa. “Quando não estava na cooperativa, estava em casa estudando, pesquisando, fazendo trabalho junto com o grupo que formamos, de quatro colegas”, relatou.

++ Mulher tem o nariz arrancado por cachorro e passa por várias cirurgias reconstrutivas: “Tento me amar”

Aos 51 anos, era o mais velho da turma e precisou se dedicar intensamente para acompanhar o ritmo. “A gente já sabe que a cabeça não é tão boa, e alguma coisa a gente já esquece, precisa se esforçar mais. Por isso, eu tive que parar mesmo, ficar dentro de casa, para poder estudar”, disse.

Em 2023, Jeronimo foi selecionado como bolsista para a especialização na Ufba. “Quando queremos alguma coisa na vida, precisamos desistir daquilo que é menos importante. Porque naquele momento, a gente escolheu algo que julgou ser mais significativo”, afirmou.

Com média geral de 9,5 nas disciplinas, ele descreve a conquista como um sonho realizado. “É muito orgulho porque é muito trabalho. Eu voltei para a presidência da cooperativa e o curso caiu como uma luva. Agora, posso falar tecnicamente, como um especialista, e ajudar a tratar melhor os resíduos. O curso é rico em informações, traz da história social do lixo ao saneamento básico, as gravimetrias, cidades inteligentes, é fantástico”, comemorou.

Não deixe de curtir nossa página no Facebookno Twitter e também  no Instagram para mais notícias do 111Next.

Share post:

Assine

Popular

Notícias
Relacionadas

Em 1984, médicos fizeram história ao transplantar coração de babuíno em bebê de um mês

Em outubro de 1984, um marco histórico na medicina...

Mãe de cinco filhos supera prognóstico crítico após receber apenas 50% de chance de sobreviver

Linda Doane, mãe de cinco filhos, enfrentou uma das...

Noivo com câncer realiza casamento dos sonhos com ajuda de equipe em apenas dois dias

Karl Marsh, um paciente com câncer em estágio terminal,...

Menina de 9 anos é atacada por cachorro enquanto esperava o pai com a irmã: “Todos gritavam”

Uma menina de 9 anos chamada Delyla McCay foi...