Lance seu negócio online com inteligência artificial e comece a ganhar dinheiro hoje com iCHAIT.COM

EUA se pronunciam sobre chance de cadeia para Bolsonaro após sanções

Date:

Christopher Landau, vice-secretário de Estado dos Estados Unidos e assessor do presidente Donald Trump, voltou a criticar a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que condenou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), classificando o processo como uma “caça às bruxas”. Em suas redes sociais, Landau afirmou que o julgamento aparenta ser uma “farsa política”.

A manifestação de Landau foi uma resposta a uma reportagem que menciona a possibilidade de novas sanções contra autoridades brasileiras, o que poderia levar Bolsonaro a cumprir pena no Presídio da Papuda, e não em prisão domiciliar, como deve solicitar sua defesa.

Segundo Landau, “caso a matéria esteja correta, isso apenas reforça que todo o processo judicial em curso no Brasil é uma encenação política. Não é possível que se diga estar respeitando o Estado de Direito e, ao mesmo tempo, se aumente a pena de um réu com base na reação de terceiros à decisão judicial”. Ele ainda destacou que, como já afirmaram Donald Trump e o secretário de Estado Marco Rubio, os Estados Unidos darão uma resposta proporcional a essa “perseguição política” e não se intimidarão diante de ameaças jurídicas.

Desde a semana passada, diversas figuras políticas ligadas ao presidente Trump têm feito declarações com tom crítico ao governo brasileiro, aumentando a pressão diplomática após a condenação de Bolsonaro a 27 anos de prisão por participação em uma tentativa de golpe.

Apesar das críticas, até o momento os Estados Unidos não adotaram nenhuma medida retaliatória contra o Brasil. No entanto, há expectativa de alguma ação nos próximos dias, conforme antecipado por Marco Rubio em pronunciamento realizado na última segunda-feira (15/9).

Rubio também criticou o que chamou de “ativismo judicial” no Brasil, mencionando que um juiz em particular não apenas perseguiu Bolsonaro, mas também tentou aplicar sanções a cidadãos americanos por conteúdos publicados nos EUA. Segundo ele, os Estados Unidos responderão a esse tipo de conduta.

Share post:

Assine

Popular

Notícias
Relacionadas

Maya Massafera realiza nova cirurgia e remove parte do maxilar

A influenciadora Maya Massafera passou por mais um procedimento...

“Vem ver seu namorado morrer”, disse faccionado ao tentar matar homem

Jhonatan Ryan Boas dos Santos, de 19 anos, identificado...

Mulher entra em trabalho de parto durante sessão de manicure em SP

Uma moradora de Sorocaba, no interior de São Paulo,...

Lista dos mortos na operação no RJ confirma chefes do CV de todo o Brasil

Rio de Janeiro foi palco, na última terça-feira (28/10),...